07/10/2016

A Força e O Diabo

Estava eu debaixo do chuveiro, tomando um banho quente maravilhoso, quando me ocorreu consultar o I Ching sobre a situação do nosso país que vem fazendo tanta gente sofrer... Só que, aí, duas cartas do Tarô surgiram com intensidade em minha mente: A Força e O Diabo. Uau!



Mas, seria uma aliança ou uma oposição? Cheguei à conclusão de que não era essa a questão. A Força representa o povo e O Diabo, nossos governantes. Por quê? A maioria da nossa população está submetida a grande pressão. Esta aí o desemprego, a queda da renda, a falta de perspectiva de crescimento... E a gente tem de ser forte pra segurar o tranco, né? Bate o desânimo ou a vontade de chutar tudo para o alto e sair por aí, sem preocupações, como se isso fosse possível... A Força vem domar esses impulsos e mostrar que somos capazes de resistir mesmo diante de forte pressão.

Enquanto isso, nossos governantes disputam o poder. Estão longe de lutarem por um ideal. Pesa mais a vontade de dominar, de conquistar, de se exibir. É O Diabo onde a vaidade e o prazer individual falam mais alto que o bem-estar coletivo. Ok, não creio que nenhum deles queira simplesmente "ferrar" o país. Seria maldade demais. Mas, também não vejo nenhuma intenção de abrir mão de seus "domínios", de suas conquistas pessoais, em prol de um ideal moral maior. A pressão que sofrem é de outro tipo: voltada apenas para a conquista ou manutenção do poder. E, para isso, há todo tipo de jogo, de atitudes não muito éticas para vencer, sempre.

Então, senti necessidade de uma terceira carta para nos aconselhar: Fui no baralho e tirei uma ao acaso: A Temperança, a chamada "carta da paciência". Só podia ser essa, né? Ela nos aconselha a não ter pressa, ser tolerante, buscar o caminho do meio. As coisas demoram a se resolver porque ainda estão "maturando", por assim dizer. Por isso, meus amigos, temos que "domar a fera que mora dentro de nós" diante da adversidade, evitar o confronto ou atitudes extremadas, e resistir. Cada um ao seu modo. Vai chegar um tempo de maior realização. Mas demora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de ofensas.